voltar

NOTÍCIAS & ARTIGOS

Pinterest buyable pins

Pinterest buyable pins

A wishlist virou shopping list

SET | 2021

A wishlist virou shopping list

Por Heloísa Gonçalves, Planejamento Estratégico

 

 

Conhecido por suas imagens de tirar o fôlego e conteúdo extremamente aspiracional, o Pinterest tem se posicionado há anos como uma fonte de inspiração para 38 milhões de usuários no Brasil e mais de 400 milhões globalmente, mas o que muita gente demorou para reconhecer é seu potencial de levar à conversão de vendas.

Com a rápida evolução dos hábitos digitais das pessoas durante o período de distanciamento social, o foco em soluções virtuais para oferta de produtos foi intensificado. Hoje, o Brasil conta com 152 milhões de usuários de internet, o que corresponde a 81% da população do país com 10 anos ou mais, sendo que as principais atividades digitais são entretenimento, pagamentos e estudos –  segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). Paralelamente, os acessos móveis chegaram aos 240,9 milhões em março deste ano, um aumento de 6% se comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados disponibilizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Somando isto à tendência de abraçar novos hobbies como gastronomia, decoração e muito DIY, temos o cenário perfeito para a popularização do Pinterest, assim como o insight para que desponte como arma para os varejistas. Afinal, quem aqui não tem um amigo que começou a fazer pão ou que reformou a casa todinha ao menos uma vez (se não mais)? E dá-lhe pastinhas muito bem-organizadas no Pinterest para armazenar tudo isso.

Daí surgiram os buyable pins: nova possibilidade para a ofertas de produtos e conversão de vendas no Pinterest, além de outras funcionalidades de suporte às vendas como pesquisa visual, testes em realidade aumentada, recomendações de produtos, live streamings e a recente transformação dos Pins salvos em uma verdadeira lista de compras com todas as informações necessárias para a tomada de decisão, incluindo preço, avaliações e informações de envio em uma grade comparativa entre as alternativas.

Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o recurso Shopping List do Pinterest já é um sucesso estrondoso nos EUA. Técnicas de SEO empregadas ao longo dos anos ajudaram a melhorar o rankeamento das contas corporativas, e processos de melhoria contínua buscam compreender melhor o relacionamento dos consumidores em potencial com os produtos e serviços que admiram e salvam na plataforma. Um grande diferencial do recurso é sua função que avisa ao usuário sobre mudanças de preço de produtos salvos, transformando-se em um verdadeiro encorajador para aproveitar oportunidades.

A Shopping List já foi lançada nos EUA e no Reino Unido. Pretende chegar à Austrália, Canadá, França e Alemanha até fim do ano e enquanto não chega por aqui, podemos ir nos preparando.

 

 

Inspire-se e repense com a gente.

Receba os nossos artigos, novidades
e campanhas no seu e-mail e celular.

Enviado! E-mail cadastrado com sucesso!

Erro! Cadastro não realizado, tente novamente mais tarde.

RIO DE JANEIRO

Waze

R. Visconde de Piraja, 495, 11º andar Ipanema - 22410-002 - Rio de Janeiro - RJ
+55 21 2540 6020

Entre em contato com a gente

De acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, este site utiliza cookies e dados pessoais para aprimorar a sua navegação. Ao continuar, você declara estar ciente dessas condições.