voltar

NOTÍCIAS & ARTIGOS

Novos produtos facilitam a nova rotina doméstica.

Novos produtos facilitam a nova rotina doméstica.

Por Lucas Trentinella

ABR | 2021

Por Lucas Trentinella

A pandemia acelerou a demanda dos consumidores para tarefas domésticas. Para facilitar a recente rotina em casa, as marcas estão respondendo essas novas necessidades com produtos inteligentes.  

 

Bem-Estar no Lar:

 Motivadas pela tendência do lar como um “santuário relaxante”, o bem-estar é um drive importante na inovação das marcas de tecnologia.

Dessa forma, surgem novos produtos para melhorar a qualidade de vida das pessoas em seus próprios lares.

 

  • Auxiliares de sono

A startup sul-coreana NYX trabalha na descoberta de que o aumento do dióxido de carbono no ar tem um efeito sedativo que ajuda as pessoas que sofrem de insônia a dormirem com mais facilidade. O aparelho Gosleep auxilia no sono ao liberar um gás que aumenta temporariamente a concentração de CO2 e reduz o oxigênio. Além disso, propicia a criação de um ambiente ideal para o sono, monitorando a temperatura, umidade, luz e ruídos do ambiente. Ao usuário pegar no sono o sistema do Gosleep usa iluminação, som, fragrância e fluxo de ar personalizáveis para também ajudar, a despertar no dia seguinte.

  

  • Purificadores de ar:

O purificador de ar alemão OneLife X é silencioso e consome pouca energia. O aparelho usa um método de limpeza de plasma que funciona gerando partículas ionizadas que alteram o estado das partículas nocivas do ar. O produto também é ecologicamente correto: é feito de bambu sustentável, plásticos reciclados e um filtro lavável.

 

 

TV Multitarefa:

 

As TVs estão despontando como multitarefas para dar suporte a uma série de novos hábitos do consumidor que tem ficado em casa por mais tempo, seja para apoiar exercícios, estudos ou "experiências". Há um aumento do uso de várias telas, novos recursos de acessibilidade e maior integração com eletrônicos pessoais.

 

  • Assistência para as pessoas

O Samsung Health Smart Trainer atende à necessidade de maior personalização durante a rotina de exercícios em casa. Como um personal trainer, ele analisa a postura em tempo real e ajuda os usuários a contarem as repetições das atividades e as calorias queimadas. A TV ainda fornece um feedback pós-treino.

 

 

  • Novas Funcionalidades:

Enquanto os consumidores estão se virando com várias responsabilidades em casa por conta da pandemia, as marcas de TV estão encontrando maneiras de facilitar a nova rotina familiar. O novo recurso 4Vue do Micro LED de 110” da Samsung tem uma opção de visualização de quatro vias, o usuário pode transmitir um tutorial enquanto joga videogame, por exemplo.

 

 

Ir além da tela também atende às diversas necessidades dos integrantes da família. O fabricante chinês de TV Skyworth anunciou cinco modelos que permitirão aos usuários transferir o áudio da TV para seus fones de ouvido pessoais, evitando ruídos de pessoas próximas.

 

  • Experiência é tudo

Com os eventos, festas e shows paralisados por conta da pandemia, os consumidores aumentaram a imersão com a TV. Com experiências dignas de cinema, como o Bravia Core da Sony, que apresenta a maior coleção de conteúdo Imax Enhanced, também é composto por inteligência cognitiva, por isso, vai além da IA convencional para detectar os pontos focais na cena e adaptar o som e a imagem para aprimorar os detalhes, refletindo na maneira como as pessoas vêem e ouvem na vida real.

 

 

Grandes demandas cinematográficas significam que tamanhos maiores estão chegando ao mercado. A gigante chinesa TCL anunciou que está aumentando sua série 2021 6 para resolução de 8K e adicionando um tamanho de 85" à sua popular linha de televisores XL.

 

 

A Samsung está trazendo o cine drive-in para dentro de casa, lançando o The Premiere - um projetor a laser 4K com qualidade similar ao do cinema.

 

 

Priorizando Higiene e Segurança:

Impulsionados pela pandemia, o desenvolvimento de soluções que visam melhorar a higiene da casa e aumentar a sensação de segurança e proteção no lar também estão aumentando.

 

  • Tecnologias sem toque:

A geladeira Instaview da LG vai incluir na próxima versão uma porta ativada por voz para acesso sem as mãos e uma luz ultravioleta embutida no dispensador de água, que garante remover 99,9% das bactérias.

 

 

As tecnologias inteligentes para segurança do lar também estão eliminando o toque para reduzir o risco ao Covid-19. A americana Touchless Video Doorbell da Alarm.com usa análise de vídeo para detectar a presença de visitas através do tapete da porta.

   

Já a também americana Arlo’s Touchless Video Doorbell emite som e luz quando chega visita.

 

 

  • Segurança da próxima geração:

O sistema de segurança Hex Home da Origin Wireless, dos EUA, monitora a casa sem câmeras. Ele detecta movimentos através de ondas wi-fi, mesmo com portas e paredes, e alerta os proprietários da residência por meio de notificações no aplicativo.

 

 

Em uma tentativa de identificar possíveis pessoas infectadas com Covid-19, a campainha com vídeo Ettie, do fabricante norte-americano Plott, mede a temperatura dos visitantes com um sensor infravermelho.

 

  • Monitoramento remoto:

Novas soluções de monitoramento trazem tranquilidade ao ajudar os idosos a viverem com mais independência.

 

A lâmpada inteligente auxiliada por IA da startup belga Nobi é equipada com sensores infravermelhos e de movimento para detectar quedas e notificar familiares ou serviços de emergência.

O dispositivo instalado no teto incorpora um alarme de segurança e monitores de fumaça e qualidade do ar.

 

 

Robôs eficientes

 

Com as restrições da Covid-19, os avanços da IA estão evoluindo a capacidade dos robos em minimizar as tarefas diárias do lar. Interesse em jardinagem inteligente também vem crescendo nesse período.

 

  • Inovação na Cozinha:

Ajudando as pessoas a alcançarem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal - um ponto cada vez mais problemático do consumidor durante a pandemia - o Samsung Bot Handy realiza tarefas corriqueiras da cozinha e outras tarefas domésticas. Usando câmeras e assistência de IA, o robô ajusta o manuseio dos objetos de acordo com sua fragilidade.

 

A Moley, empresa de robótica inglesa, foi mais longe com a Moley Robotic Kitchen, que prepara as refeições do início ao fim. A unidade de cozinha totalmente automatizada pode ajustar os pratos para adequar as necessidades de uma dieta personalizada, controle de calorias e aprende as preferências dos usuários.

 

  

Já o Loop Recycling, da empresa britânica Lasso, descarta embalagens de alimentos escaneando os objetos para confirmar se eles são recicláveis. Depois de lavar as peças e retirar as etiquetas, a máquina tritura e reserva para coleta.

 

 

Inteligência artificial em alta:

A inteligência artificial (IA) está trazendo novos níveis de sofisticação para soluções de limpeza automatizadas. O robô Roborock S7 combina movimentos de esfregão e aspirador, ainda possui capacidade de detectar superfícies diferentes.

 

 

  • Jardinagem Inteligente:

As soluções inteligentes de jardinagem estão surgindo para satisfazer os anseios dos consumidores trazidos à tona na pandemia por essa atividade. Gardyn é um sistema de cultivo vertical interno automatizado, em que tudo que o usuário precisa fazer é adicionar água quando notificado. Os produtores podem escolher entre 32 frutas, vegetais, ervas e flores diferentes.

 

 

A empresa norte-americana Rise Gardens oferece um design compacto chamado Personal Rise Garden. A plataforma IoT inteligente modular permite o crescimento de uma ampla variedade de vegetais com esforço mínimo. Trabalhando em conjunto com um aplicativo que o acompanha, luzes LED aparecem no painel quando água ou nutrientes precisam ser adicionados ao minijardim.

 

 

A equipe REPENSE assina e se inspira diariamente na Stylus, plataforma global de tendências.

 

Inspire-se e repense com a gente.

Receba os nossos artigos, novidades
e campanhas no seu e-mail e celular.

Enviado! E-mail cadastrado com sucesso!

Erro! Cadastro não realizado, tente novamente mais tarde.

RIO DE JANEIRO

Waze

R. Visconde de Piraja, 495, 11º andar Ipanema - 22410-002 - Rio de Janeiro - RJ
+55 21 2540 6020

Entre em contato com a gente