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Marketing em comunidades: como retomar esta frente em sua estratégia.

Marketing em comunidades: como retomar esta frente em sua estratégia.

Marketing em comunidades: como retomar esta frente em sua estratégia.

SET | 2021

Marketing em comunidades: como retomar esta frente em sua estratégia.

Por Daniel Rimoli – Diretor de Planejamento & Inovação

 

Muito falamos de Áudio Marketing nos últimos 2 anos com o crescimento dos podcasts, mensagens sonoras pelo WhatsApp e a chegada do Clubhouse. Alguns anos antes, as pessoas começaram a montar ambientes mais fechados, como os próprios grupos de aplicativos de mensagens e outros presentes nas redes sociais. O que estava por trás disso tudo? A força das comunidades.

Trabalhar em torno de comunidades obviamente é tão antigo quanto o início do processo de civilização da nossa espécie. É um princípio básico, que já foi explorado tanto para o bem, acelerando a evolução econômica de muitas sociedades, quanto para o mal, promovendo exclusão de outros semelhantes. O que o Digital fortaleceu e acelerou foram as bolhas. Mas é natural nos agruparmos em torno de pontos de IDENTIFICAÇÃO e esta é a palavra-chave.

Na semana passada, o Twitter (sim, ele mesmo, vivo e nichado), divulgou o lançamento de uma nova funcionalidade para Grupos e Comunidades, e isso me fez refletir em quanto o marketing hoje está 100% focado na construção e distribuição destes elos.

O próprio Facebook focou a sua estratégia na construção de grupos e comunidades, com a campanha de 2 anos atrás "Somos mais juntos". O algoritmo da ferramenta inclusive vem privilegiando estes ambientes e trazendo mais diferenciação para uma rede social que parecia desgastada.



Não podemos descartar a expansão dos grupos de Telegram, presente já em 45% dos celulares no Brasil. O uso das comunidades mais amplas desta ferramenta representou um passo importante para conteúdos de cursos, treinamentos e causas sociais.

E toda a revolução do Áudio dentro do Marketing trouxe uma onda de desenvolvimento de novas funcionalidades de salas fechadas para plataformas já existentes, como salas de áudio copiadas do ClubHouse sendo preparadas no Facebook, Instagram e Slack. Por trás de tudo isso: a organização em comunidades.

 

Mas quais oportunidades podemos alavancar desenvolvendo Comunidades em sua estratégia de Marketing?

 

A REPENSE vem elaborando uma série de conteúdos focados em Marketing B2B. Desenvolver comunidades é um dos passos fundamentais para construir AUTORIDADE em um determinado tema/território. E uma estratégia de Comunidades pode ser essencial para o posicionamento de sua marca. Por isso, pensamos nestes 5 princípios:

  • PONTO DE CONEXÃO: tenha clareza de qual é o ponto de conexão que você pode explorar para reunir os perfis de pessoas que deseja. Muitas vezes, um ponto de conexão pode ser um curso que fizeram juntos (os famosos "alumni").
  • CONTEÚDO: a comunidade não vai ser aquecida por si só. É preciso desenvolver seus integrantes instigando com conteúdo relevante. O conteúdo funciona como inspiração e você, um mediador para extrair o melhor de cada um.
  • FREQUÊNCIA: manter a comunidade ativa é tarefa do mediador. É preciso ter posts diários no mínimo. Isso cria disciplina e coesão entre os membros.
  • EXPERIÊNCIAS: a promoção de encontros, sejam virtuais ou híbridos, permite uma troca mais clara de contatos, o famoso networking. As pessoas se conhecem, se atualizam e mantêm o sistema ativo.
  • CICLO DE VIDA: toda comunidade tem começo meio e fim. Durante estes quase 27 anos de internet no Brasil, passamos por BBS, IRC, fóruns de debates, mailing lists, e a sensação é que uma comunidade é como uma "balada", um restaurante ou danceteria. Tem o início, o ápice e o fim. É importante entender o seu fim para poder reciclá-la, reorganizá-la.

Tecnologia e ferramentas estão aí para agilizar estas conexões e permitir que sua companhia conquiste o território de autoridade. Trazer para perto os stakeholders mais desejados é um dos resultados de um Marketing eficiente de comunidades. O mundo não precisa de mais conteúdos e conexões comuns. Precisa de conteúdos de qualidade.

Inspire-se e repense com a gente.

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