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Áudio como Nova Plataforma Social

Áudio como Nova Plataforma Social

Por Lucas Trentinella

MAR | 2021

Por Lucas Trentinella

O engajamento de áudio está em ascensão. A presença de fones de ouvido inteligentes, o surgimento de plataformas de bate-papo por voz como o Clubhouse*, a inovação nos podcasts e ampliação dos acessos 4G que permitiram às pessoas terem banda larga móvel o tempo todo fizeram com que as marcas necessitassem de uma “estratégia sônica” para acompanhar essa mudança.

Chat de voz

O uso de aplicativos de voz digital foi além dos games, em que os jogadores usam apps como o Discord** para conversar enquanto jogam. Acelerado pela pandemia, esse desejo do consumidor por uma interação espontânea por voz aumentará em 2021:

  • O microfone como a nova interface:

O bate-papo por voz ganhou popularidade em 2020, quando consumidores restritos à pandemia buscavam socialização em meio ao isolamento social.

O Discord, por exemplo, atingiu 140 milhões de usuários ativos mensais em dezembro de 2020, um aumento de 100% no ano (Discord, 2020).

Plataformas como Discord, Clubhouse, Chalk, High Fidelity e Dialup tornam mais fácil para os usuários entrarem em salas de chat de voz sem a necessidade de agendar chamadas.

"Em muitos dos aplicativos, como WhatsApp ou WeChat, o microfone tem preferência sobre o teclado e está rapidamente se tornando o mecanismo de entrada preferido", disse Christine Hart, especialista em pesquisa global da Nestlé. "A propensão natural dos humanos em favorecer as vozes como uma interface fácil apenas impulsionará seu crescimento no uso."

  • Novas Comunidades Digitais:

As plataformas de chat de voz permitem aos usuários criar salas privadas específicas de seus interesses, essas microcomunidades estão se transformando em destinos digitais independentes para atender grupos de interesse de forma mais eficaz.

Um bom exemplo disso são plataformas como Locker Room (bate-papo com voz ao vivo com foco em esportes), Quilt (conversas voltadas principalmente para mulheres) e Dipsea (histórias eróticas de áudio).

Podcast ao vivo

Os podcasts continuam crescendo: 55% da população dos EUA ouviu pelo menos um episódio em 2020, contra 51% em 2019 (Edison Research, 2020), enquanto 67% dos homens do Reino Unido com idades entre 16-29 ouvem podcasts mensalmente (DMA, 2020). Na China, podcasts transmitidos ao vivo estão ficando cada vez mais populares.

  • Boom de áudio da China:

Fundado em 2012, o Ximalaya FM é o aplicativo mais acessado, com 135 milhões de usuários ativos por mês, cada um com uma média de 170 minutos de conteúdo de áudio por dia em 2019 (Totem, 2019).

O áudio transmitido ao vivo é uma parte essencial desse conteúdo. No primeiro semestre de 2019, mais da metade dos internautas chineses havia usado aplicativos de áudio on-line, entre os quais os usuários ativos de conteúdo de áudio transmitido ao vivo atingiram 46,2% (iiMedia, 2019).

Empresas como Alibaba, McDonald's e KFC envolveram os usuários na plataforma com conteúdo de áudio de marca. O podcast Ximalaya do Shanghai Pudong Development Bank atinge cerca de 25 milhões de ouvintes.

  • Quebrando barreiras:

A plataforma sul-coreana de transmissão ao vivo de áudio Spoon - que alcançou 15 milhões de downloads e 100.000 transmissões por dia em 2020 (Spoon, 2020) - abriu um escritório nos EUA em abril de 2020, com o objetivo de trazer a tendência de streaming de áudio para o Ocidente. A programação lançada até agora inclui talk show de terror interativo e esporte ao vivo.

Os usuários do Spoon podem bater papo com outros ouvintes, bem como com os apresentadores dos programas durante as transmissões. “Estamos derrubando as barreiras entre o público e o criador em tempo real”, comentou Fernando Pizarro, vice-presidente do Spoon para a América do Norte.

Experiências

As marcas estão explorando novos comportamentos de consumo alimentados pela sofisticação cada vez maior da tecnologia de fones de ouvido. A preferência do consumidor por experiências de áudio, sustentada por conectividade Bluetooth sem fio, 5G, assistência de voz e consciência contextual impulsionará esse crescimento.

  •  Fones de ouvido:

O tamanho do mercado global de fones de ouvido deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 20,3% de 2020 a 2027 (Grand View Research, 2020). O analista da Apple, Neil Cybart, prevê que mais de 100 milhões de pessoas usarão o AirPods em 2021. Essa previsão demonstra as oportunidades que as marcas têm para mapearem novos cenários sônicos e envolverem seu consumidor.

  •  Áudio de realidade aumentada:

Em novembro de 2020, a agência de publicidade BBH Singapore lançou Running Stories, um aplicativo de "áudio-entretenimento" que usa o GPS para transformar rotas em uma experiência imersiva personalizada usando dados contextuais ao vivo. Os usuários ouvem uma história de áudio durante a percurso e o aplicativo entrelaça faixas de áudio personalizadas acionadas por marcadores do GPS - marcos locais, como lojas ou locais - ao longo do caminho.

  • Interação a Distancia:

Na CES*** deste ano, a empresa de produtos automotivos dos EUA Harman lançou uma nova tecnologia de áudio automotivo que visa aprimorar performances ao vivo a distância. Os shows drive-in tornaram-se uma solução para os artistas durante a pandemia - mas a interação fã/artista era limitada. A plataforma Live Interactive Virtual Experience (L.I.V.E.) da Harman, alimentada por 5G, permite que os espectadores se envolvam de seus carros com os artistas - solicitando músicas, conversando, 'torcendo' - em tempo real.

Essas inovações listadas neste artigo estão transformando a interação entre consumidores. Existe uma oportunidade clara para os profissionais de marketing aproveitarem as múltiplas possibilidades do áudio com conteúdos relevantes para suas marcas.

A equipe REPENSE assina e se inspira diariamente na Stylus, plataforma global de tendências

*Clubhouse é um aplicativo de rede social para bate-papo com áudio somente para convidados, lançado em 2020 pela Alpha Exploration Co.

**Discord é um aplicativo de voz sobre gratuito, projetado inicialmente para comunidades de jogos.

***A International Consumer Electronics Show - é uma feira profissional realizada anualmente no mês de janeiro em Las Vegas, patrocinada pela Consumer Electronics Association

 

 

 

 

 

 

 

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