voltar

NOTÍCIAS & ARTIGOS

As lições da nova fase de Alanis Morissette, de jovem rebelde da década de 90 a mãe engajada de 2020

As lições da nova fase de Alanis Morissette, de jovem rebelde da década de 90 a mãe engajada de 2020

Por Otavio Dias

DEC | 2020

Por Otavio Dias

Com a popularidade renovada, a cantora Alanis Morissette - fenômeno na década de 90 - está de volta com um novo álbum cheio de lições para levarmos para a nossa vida pessoal e profissional.

A ganhadora de sete prêmios do Grammy Awards sempre teve uma honestidade única ao escrever suas letras. São temas que vão desde relacionamentos e maternidade, passando por propósito e empatia, até a profunda depressão que a cantora venceu. Estes são assuntos que tocam em pontos vitais diante dos obstáculos que enfrentamos em 2020: dar atenção as nossas relações e a nossa saúde mental.

As músicas com letras bem escritas sempre me inspiram, porque lembram que tanto no marketing como na música, trabalhamos com ideias. Desde a estratégia a ser criada, até os detalhes de execução de um projeto, tudo tem que estar conectado para funcionar de forma afinada.

Com esta visão em mente, separei 5 frases inspiradoras de Alanis Morissette em seu mais recente álbum “Such Pretty Forks in the Road”, que traz conteúdos valiosos e nos mostra que inspiração para a comunicação e para a vida podem vir de qualquer lugar.

1 - I can´t keep it up. Though the fire is not out yet.

(Eu não posso continuar assim. Embora o fogo ainda não tenha apagado.)

Não é preciso dizer que todos nós temos momentos difíceis e isso pode fazer com que o nosso senso de esperança diminua. A canção Losing the plot, inspirada no medo, traz o ponto de vista em que a cantora está em luto pelo fim da sua “era” como supermulher. É um relato de como dar um passo para trás, ao mesmo tempo em que - e apesar disso - sua missão de vida continua a existir. E onde há propósito, há vida com significado.  Esta é uma máxima que vale tanto para pessoas como para os negócios. As empresas com propósito saem na frente das outras porque possuem vantagem competitiva, aquelas que unem o lucro com propósito, e não o fazem apenas por marketing, têm melhores resultados no longo prazo. E ainda ganham o carinho e o respeito do consumidor.

2 - And the light is all around us. We´re right here in the middle, missing the miracle.

(E a luz está ao nosso redor. Estamos bem aqui no meio, perdendo o milagre.)

Uma das melhores frases que li foi: “este não é o ano para você conseguir todo que quer. Este ano é para você apreciar tudo o que já tem”.

A gente não pode nunca perder a chance de agradecer o que temos e tudo que conquistamos. Sim, aprender com erros e perdas, mas também avivar o lado positivo ao não deixar os problemas serem o palco central da vida. Assim, educamos a mente e o coração ao mesmo tempo em que seguimos adiante para atingir novas metas pessoais e profissionais.

3 - All of you are so frustrated. And everyone around me is trying to help as much as they can.

(Todos vocês estão frustrados. E todos ao meu redor estão tentando ajudar o máximo que podem.)

A música Diagnosis é um ótimo motivo para lembrar que estamos todos conectados e alguns mais vulneráveis do que outros. Por isso, se torna fundamental sermos gentis conosco e nos preocupar com a saúde mental e emocional daqueles que estão em nosso convívio. Inclusive apoiar os colaboradores quando momentos desafiadores se apresentam.

4 - “My mission is to keep the lights in your eyes ablaze”.

(Minha missão é manter as luzes em seus olhos acesas)

Ablaze: é a minha música predileta do novo álbum! Alanis canta sobre o ponto de vista de um parente que deseja que seus filhos vejam o mundo com esperança. Mostra também o amor que ela sente pelos filhos e pelo seu novo papel como mãe quando diz a eles que para se encantarem, serem felizes e se entusiasmarem com a vida. Como empreendedor, entendo este papel pelo lado motivacional das equipes. Manter os olhos dos colaboradores brilhando, ter um olhar atento para reconhecê-los ou dar estímulos quando necessário. Dessa forma, temos um efeito positivo em tudo que é realizado.

Veja o clipe: https://www.youtube.com/watch?v=Dn6IO78BmRM

5 - Reasons I drink

A música que mais fez sucesso neste álbum expõe a vulnerabilidade da cantora. No vídeo (confira abaixo) é possível vê-la como quatro pessoas diferentes encarando os próprios vícios. Os figurantes são pessoas reais do grupo de terapia que ela frequenta. O vídeo é uma ótima forma de nos lembrar que nem todo mundo está bem o quanto aparenta estar. Nem todo mundo consegue colocar para fora as lutas que travam internamente. Ser vulnerável é uma decisão tão importante quanto ser forte, porque é possível se livrar do disfarce, da perfeição e as pessoas que passam a maior parte do dia ao nosso lado podem nos ver como realmente somos e nos apoiar.

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jWHpIP1-kUI

 

Inspire-se e repense com a gente.

Receba os nossos artigos, novidades
e campanhas no seu email e celular.

Enviado! E-mail cadastrado com sucesso!

Erro! Cadastro não realizado, tente novamente mais tarde.

RIO DE JANEIRO

Waze

R. Visconde de Piraja, 495, 11º andar Ipanema - 22410-002 - Rio de Janeiro - RJ
+55 21 2540 6020

Entre em contato com a gente