voltar

NOTÍCIAS & ARTIGOS

Aprender para ensinar e ensinar para aprender

Aprender para ensinar e ensinar para aprender

por Luna Gutierres, Sócia e VP de Atendimento e Planejamento da Repense

JUN | 2020

por Luna Gutierres, Sócia e VP de Atendimento e Planejamento da Repense

Desde os tempos do primário eu pegava o giz da escola, improvisava uma lousa e ensinava para os meus irmãos menores o que aprendia. E assim descobri, o que me dá prazer e segue me inspirando até hoje. Na minha dupla função - coordenadora e professora de um MBA de marketing digital e executiva de uma agência – essas inspirações se manifestam em um processo simbiótico.  

Não tem prazer maior em sala de aula do que poder apresentar um caso que eu vivenciei. Sei exatamente cada detalhe do processo. Quando falo só de teoria a aula até pode ser boa, mas é fria, não desperta emoção. Quando apresento um caso real, o briefing, a estratégia, o teste piloto, correções durante a jornada da campanha, acertos finais e resultados, a aula ganha vida, empolga. 

E o que eu levo da sala de aula para a agência? Por incrível que pareça é muito mais do eu entrego. Vivo em um laboratório constante. Isto me obriga a exercitar a capacidade de relacionamento com grupos heterogêneos, com demandas específicas e com expectativas altas. Além disso, me obriga a estar atualizada com uma diversidade de assuntos, diretamente e indiretamente, ligados à minha profissão, desde práticas consagradas até as que entraram em operação piloto instantaneamente. Sou fascinada pela busca de novas competências e implementação de processos mais eficientes. 

Mas como a vida não se resume a buscar eficiência e dar aulas, para manter estas inspirações em alta, eu me dedico e não dispenso a leitura de um bom romance - quando acabo um tenho que dar um tempo para o próximo porque não me desapego fácil dos personagens. Não abro mão da atividade física, ela está incorporada no meu dia a dia. Pode ser uma corridinha ou abdominais intermináveis. Acordo com a Suíte no. 1 de Bach.  A criatividade do mundo da moda me atrai. E aeroporto então? Uau! Amo. Pode ser nacional ou internacional. 

Não me pergunte porque, mas atualmente estou fascinada pelo estudo das cores. A ponto de já ter reunido mais de uma dúzia de livros sobre o assunto e agora estar no meio da discussão entre Goeth e Newton. 

Vivemos em uma era na qual o valor que depositamos no conhecimento é aniquilado pela abundância desse produto rentável, e na qual procuramos em nós mesmos novas maneira de entender o mundo, segundo o autor de “A nova idade da trevas”. Então, não tenho dúvida, que tudo gera conhecimento. Tudo pode nos inspirar, depende muito da nossa experiência, de como fomos criados, com quem convivemos e somos elaborados, das nossas referências.

Mas eu arriscaria dizer que repertório e curiosidade são fundamentais. A inspiração não vem do nada. E a minha experiência de mais de 20 anos como professora me ensinou que repertório e curiosidade andam juntos. Quando esse processo se inicia, de repente, a inspiração surge. Não tem outra consequência. Pode variar a intensidade, a frequência, mas a inspiração surge.

Hoje, o autoconhecimento é uma das competências mais valorizadas porque nos ajuda a chegar mais rápido nas escolhas que fazem sentido para nossa vida. Autoconhecimento vai além de você saber quando se é extremamente forte ou extremamente vulnerável, passa pela experiência de ter clareza se estamos vivendo um projeto de vida desenhado por nós. Se nos sentimos em casa na nossa vida. Isso nos leva a outro pensamento, que é o de inspirar também, não somente ser inspirado.

Então mais do que o que me inspira tenho uma relação visceral com a jornada. Não depende, necessariamente, de grandes acontecimentos, ela está presente no dia a dia.

Inspire-se e repense com a gente.

Receba os nossos artigos, novidades
e campanhas no seu email e celular.

Enviado! E-mail cadastrado com sucesso!

Erro! Cadastro não realizado, tente novamente mais tarde.

RIO DE JANEIRO

Waze

R. Visconde de Piraja, 495, 11º andar Ipanema - 22410-002 - Rio de Janeiro - RJ
+55 21 2540 6020

Entre em contato com a gente