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A cor e suas representações na indústria

A cor e suas representações na indústria

Por Rodney Nascimento

FEV | 2021

Por Rodney Nascimento

Antes de entrarmos de fato de como a cor é importante para a indústria, vamos abordar as representações que elas podem ter no campo pessoal e posteriormente cultural.

1. Os indivíduos eas cores

A cor desempenha um papel fundamental em nossas vidas. Ela está ligada diretamente à forma de como descrevemos os nossos sentimentos e emoções. Em algumas situações, chegamos até remetê-las às situações corriqueiras do dia a dia, como “mundo cor de rosa”, “roxo de raiva”, “vermelho de vergonha” ou “branco de susto” e por aí vai...

2. As culturas e as cores

As representações das cores podem variar de cultura para cultura, podem ter significados diferentes e opostos no mundo ocidental e no mundo oriental, para algumas podem ser positivas para outras negativas... Cabe à indústria estar atenta às relações entre o global e o local para se adaptar à necessidade de cada país e às questões culturais de cada mercado.

3. A cor da tendência ao mercado de massa – “O diabo veste Prada” e a cor Azul Cerulean

Explicar o caminho que uma cor percorre até chegar ao mercado de massa parece ser um processo longo e nem sempre compreensível ao senso comum. O ponto alto do filme “O diabo veste Prada” foi o “Discurso Cerulean” protagonizado pelas atrizes Meryl Streep (Miranda) e Anne Hathaway (Andrea). Nele, a performance do mercado a partir da dinâmica das cores foi explicada para uma audiência que talvez jamais poderia imaginar o caminho que as roupas percorrem até chegar em nossos armários. Mas a cena estava ali, exatamente para esse fim: explicar.

Na cena, a personagem Miranda discute com outros estilistas o azul de um cinto para uma produção de um look para a revista Runway. Sem querer, a personagem Andrea ri, e acaba inocentemente falando que não vê diferença entre ambos, para ela todos são azuis. É nessa hora que Miranda passa um sermão, com requinte de humilhação, explicando porque aquele deveria ser o azul a ser escolhido, fazendo referência de designers que usaram esse tom de azul em suas coleções passadas. Ela ainda enfatiza que a escolha da revista iria refletir toda a cadeia da moda até chegar a grandes lojas de departamentos baratas, nas quais o suéter azul que Andrea usava era vendido a preços módicos. O Azul Cerulean, a cor discutida no filme, foi tendência no ano de 2000 e aplicada no roteiro do filme em 2006.

Fonte: Pantone

Guardadas as devidas proporções, as tendências em relação a cores para moda vêm de referências pesquisadas por empresas, entre elas a Stylus, que fazem pesquisa baseadas em ponto de vista intersetorial, possibilitando às empresas que utilizam seus estudos se destacarem em suas áreas de atuação, por oferecerem alternativas sobre os assuntos trabalhados, entre eles os que estão relacionados às indústrias que citamos acima, em especial a da moda.

4. A importância da definição das cores em um logo, fator emocional

No início de nosso artigo, falamos da relação da marca com o indivíduo e os elementos relacionados a sentimento e emoção. Para a indústria, a escolha da cor para um determinado logo de marca, ou para uma linha de produtos, ou para uma coleção específica é feita a partir de uma cartela de cores variadas.        Elas têm por objetivo estimular nosso lado emocional, influenciar nossas características psicológicas que atraem múltiplas emoções.  O site de compras eBay por exemplo e o Google que falaremos adiante, usam cores variadas para atrair atenção para suas respectivas marcas.

Fonte: ebay.com

A profusão de cores no mesmo logo tem o poder de estimular as emoções e consequentemente influenciar em nosso processo de compra. O eBay trabalha com uma variedade de produtos e precisa despertar o interesse de uma ampla gama de consumidores. Para isso, procura estimular uma série de emoções no usuário da marca, de forma a aumentar o consumo.

Já o Google promoveu mudanças em seus principais apps do Google Workspace em 2020. Eles ganharam novos ícones, todos eles com as mesmas quatro cores da marca mãe. A mudança dividiu opiniões, muitas reclamações por conta das possíveis confusões de seus usuários, conforme podemos observar abaixo.

Fonte: r/google

Segundo a empresa, “a nossa nova marca do Google Workspace reflete essa experiência mais conectada, útil e flexível, e nossos ícones refletirão o mesmo”, significando na prática que a uniformização de sua logotipia carrega o posicionamento que a marca quer transmitir aos seus usuários.

5. O brasileiro e a cor dos seus carros, fator cultural

A partir dos movimentos da globalização, entender e explorar as cores para serem usadas na indústria, seja para o ramo automobilístico, eletrodomésticos, eletrônicos, decoração e também na moda, pode refletir em desafios que precisam ser adaptados de cultura para cultura.

Quando se trata de automóveis, o mercado brasileiro é tradicional. Uma pesquisa da Revista Exame indicava que em 2010, 73% das cores escolhidas eram prata, cinza e preta, e o branco representava apenas 12%. Já em 2019, as três reunidas representavam 47%, e o branco liderava em 42% da preferência dos brasileiros. A escolha da cor já é pensada pelo valor de revenda, o medo do encalhe de uma cor muito chamativa influencia no processo de compra, podem ocorrer até variações, como o metalizado, o perolado e até o vermelho em alguns casos, mas sempre dentro do mix conforme podemos ver na imagem abaixo.

Fonte: unsplash.com

Por mais de 20 anos, a Cor do Ano Pantone influencia  o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, e indústria automobilística,  bem como embalagens de produtos e design gráfico.

Conforme o site da própria empresa, o processo de seleção da Cor do Ano requer escolhas bem cuidadosas e muita análise de tendências. Para chegar à seleção, ano após ano, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, a moda, todas as áreas do design, famosos destinos de viagens e novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas. As influências também podem surgir de novas tecnologias, novas matérias-primas, texturas e efeitos que afetam a cor, as plataformas de mídia social tão relevantes e até os próximos eventos esportivos que capturam a atenção mundial.

Para 2021, foram escolhidas duas cores conforme imagem abaixo:

Fonte: Pantone

Uma união de cores traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras.

O release de lançamento menciona que as duas cores independentes mostram que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar, esta é a melhor forma de compreender a dupla da Cor do Ano Pantone 2021. Prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta união de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating representa a força e a positividade. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável.

Uma mensagem de felicidade apoiada pela força, a composição das cores é um anseio que nos traz esperança. Temos que acreditar que tudo ficará mais iluminado – isso é essencial para o espírito humano. Uma das hipóteses que podemos considerar para a escolha das cores pode estar embasada no momento em que nossa sociedade está vivendo durante a pandemia da Covid-19.

O release ainda reforça que à medida em que as pessoas procuram maneiras de se fortalecer com energia, clareza e esperança para superar a incerteza contínua, cores animadas e empoderadas aplacam nossa busca por vitalidade. PANTONE 13-0647 Illuminating é um amarelo brilhante e alegre cintilando com vivacidade, um tom amarelo caloroso imbuído de energia solar. PANTONE 17-5104 Ultimate Gray é emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são eternos e oferecem uma base firme. As cores dos seixos na praia e os elementos naturais cuja aparência envelhecida realça a capacidade de resistir ao teste do tempo, Ultimate Gray tranquilamente estimula sentimentos de moderação, estabilidade e resistência.

Para a Pantone, incentivar a união dessas cores aponta para a necessidade inata de querer ser visível, de ser visto e de ser reconhecido, de ter nossas vozes ouvidas. Uma composição de cores cujos laços entre insight, inovação e intuição, com respeito pela sabedoria, experiência e inteligência, inspira a regeneração, nos forçando na direção de novas formas de pensar e novos conceitos.

7. A indústria reage rápido

A indústria rapidamente captou as tendências e se antecipou produzindo produtos inspirados em ambas as cores, na moda, na decoração, na movelaria, nos eletroportáteis, em eletrodomésticos e também na indústria automobilística, que já se encontram disponíveis no mercado, por meio das seguintes marcas, como veremos a seguir.

Na moda, em  coleções da Gucci, Givenchy e Jacquemus.

Fonte: Wefashiontrends

Na decoração de ambientes.

Fonte: Westwing

Em coleções de roupas de cama, mesa e banho.

Fonte: Abcasa

Em cozinhas planejadas.

Fonte: Casa Vogue

Em eletrodomésticos.

Fonte: Americanas.com

Em eletroportáteis.

Fonte: EMondial

E também em caminhões.

Fonte: DAF Caminhões – Linha XF

Em mercados onde a inovação tornou-se um diferencial competitivo importante para as marcas, se antecipar às tendências torna-se um ativo importante a ser considerado e permitirá aumento de percepção de valor de seus produtos e serviços por seus consumidores finais. O nosso objeto de reflexão – as cores – é apenas parte dessa construção no processo de branding.

A equipe REPENSE assina e se inspira diariamente na Stylus, plataforma global de tendências

 

 

 

 

 

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