Back

NEWS & ARTICLES

COMO O GOOGLE ESTÁ USANDO BRINQUEDOS PARA ENSINAR CRIANÇAS A PROGRAMAR

COMO O GOOGLE ESTÁ USANDO BRINQUEDOS PARA ENSINAR CRIANÇAS A PROGRAMAR

O Google quer ensinar crianças a programar e está lançando uma plataforma de hardware.

JUL | 2016

O Google quer ensinar crianças a programar e está lançando uma plataforma de hardware.

O Google quer ensinar crianças a programar e está lançando uma plataforma de hardware para crianças (e adultos curiosos) aprenderem os princípios da programação: o Project Bloks.

O projeto é resultado de uma pesquisa colaborativa entre o Google, IDEO e o professor da Universidade de Stanford, o brasileiro Paulo Blikstein.

O sistema funciona como um LEGO, com blocos modulares que se encaixam compondo diferentes formatos. Cada bloco pode ser designado a um atributo ou função e, desenvolvedores e crianças podem criar instruções simples e funções para robôs, brinquedos e outros devices. O Google compara o projeto a uma versão “física” de uma linguagem de programação on-screen,Blockly.

Aprender programação usando ferramentas on-screen pode ser difícil, exige conhecimentos linguísticos avançados e envolvem processos de pensamento abstratos. Através do uso de brinquedos físicos, os pesquisadores pretendem explorar o impulso natural das crianças de colocar “a mão na massa” e construir coisas, e usar isso para ensinar o pensamento crítico da lógica de programação.

O método também insere programação de uma forma didática para crianças que ainda não aprenderam a ler e escrever, ou ainda aquelas com dificuldade de aprendizagem.

O Project Blocks é composto de três componentes: discos, placas de base e brain boards – que nada mais são que placas de função inteligentes. Os discos: para funções individuais (como ligar/desligar interruptores, sensores), as placas de base que, através de um sensor capacitivo, lê as instruções e valores agindo como um canal para transmitir informações, e o RaspeberryPi Zero, um brain board núcleo do sistema que fornece energia para as placas de base e processamento das instruções como um todo. Todo esse sistema transmite um código complete via wi-Fi ou Bluetooth para qualquer dispositivo externo com uma API.

O mais interessante disso tudo é que o Google está abrindo o projeto para não só desenvolvedores, como educadores, pais e pesquisadores buscando, assim, não só ajuda para desenvolver o projeto como provar a importância desse tipo de prática na formação e desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças.

Get inspired and rethink with us.

Receive our articles, news and campaigns
in your e-mail and mobile.

Your message has been sent successfully!

Error! Email has already been in our database.

SÃO PAULO

Waze

R. Girassol, 285 - 1° andar Vila Madalena - 05433-000 - São Paulo - SP - Brazil
+55 11 3097 3300

CONTACT US

RIO DE JANEIRO

Waze

R. Visconde de Piraja, 495, 11º andar Ipanema - 22410-002 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
+55 21 2540 6020

CONTACT US

In accordance with our Terms of Use and Privacy Policy, this website uses cookies and personal data to improve your navigation. By continuing, you declare to be aware of these conditions.