voltar

Notícias

COMO O GOOGLE ESTÁ USANDO BRINQUEDOS PARA ENSINAR CRIANÇAS A PROGRAMAR

COMO O GOOGLE ESTÁ USANDO BRINQUEDOS PARA ENSINAR CRIANÇAS A PROGRAMAR

O Google quer ensinar crianças a programar e está lançando uma plataforma de hardware.

JUL | 2016

O Google quer ensinar crianças a programar e está lançando uma plataforma de hardware.

O Google quer ensinar crianças a programar e está lançando uma plataforma de hardware para crianças (e adultos curiosos) aprenderem os princípios da programação: o Project Bloks.

O projeto é resultado de uma pesquisa colaborativa entre o Google, IDEO e o professor da Universidade de Stanford, o brasileiro Paulo Blikstein.

O sistema funciona como um LEGO, com blocos modulares que se encaixam compondo diferentes formatos. Cada bloco pode ser designado a um atributo ou função e, desenvolvedores e crianças podem criar instruções simples e funções para robôs, brinquedos e outros devices. O Google compara o projeto a uma versão “física” de uma linguagem de programação on-screen,Blockly.

Aprender programação usando ferramentas on-screen pode ser difícil, exige conhecimentos linguísticos avançados e envolvem processos de pensamento abstratos. Através do uso de brinquedos físicos, os pesquisadores pretendem explorar o impulso natural das crianças de colocar “a mão na massa” e construir coisas, e usar isso para ensinar o pensamento crítico da lógica de programação.

O método também insere programação de uma forma didática para crianças que ainda não aprenderam a ler e escrever, ou ainda aquelas com dificuldade de aprendizagem.

O Project Blocks é composto de três componentes: discos, placas de base e brain boards – que nada mais são que placas de função inteligentes. Os discos: para funções individuais (como ligar/desligar interruptores, sensores), as placas de base que, através de um sensor capacitivo, lê as instruções e valores agindo como um canal para transmitir informações, e o RaspeberryPi Zero, um brain board núcleo do sistema que fornece energia para as placas de base e processamento das instruções como um todo. Todo esse sistema transmite um código complete via wi-Fi ou Bluetooth para qualquer dispositivo externo com uma API.

O mais interessante disso tudo é que o Google está abrindo o projeto para não só desenvolvedores, como educadores, pais e pesquisadores buscando, assim, não só ajuda para desenvolver o projeto como provar a importância desse tipo de prática na formação e desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças.

SÃO PAULO

Av. Paulista, 1374, 12º andar
Bela Vista - 01310-100 - São Paulo - SP
+55 11 3097 3300

ENTRE EM CONTATO

RIO DE JANEIRO

R. Marquês de São Vicente, 99
R. Janeiro - RJ - CEP 22451-041
+55 21 2540 6020

ENTRE EM CONTATO